quarta-feira, 9 de julho de 2014

Parque Augusta Já é Nosso !!!


Somos Aliados... Seja você Também !!!



Breve histórico dos Aliados do Parque Augusta - Movimento SOS Parque Augusta
São 10 anos de luta pela criação do Parque Augusta. Uma luta insana pelo óbvio, pois é a última área verde, permeável e com dimensões de parque no centro da cidade. São 24 mil m² de área verde e livre, ideal para o lazer da população. Já realizamos diversos atos, protestos, intervenções: abraço ao Parque, Caminhada pelo Verde, presença ostensiva em todas as Audiências Públicas mal intencionadas, três edições do Pic Nic à Moda Antiga, em pleno asfalto da Augusta, dentro da Virada Sustentável, evento voltado para a sustentabilidade.
Mas há a má vontade política e falta de interesse dos nossos governantes, pois criar o parque é ir contra os interesses das grandes construtoras que estão acabando com a cidade, construindo em todo e qq espaço livre, de maneira desordenada e sem preocupação e planejamento com relação à infra-estrutura, como trânsito, saneamento etc. Sem falar na destruição da história, memória e cultura da cidade.
Com essas ações, conseguimos embargar hipermercados, shopping, torres residencial e comercial, museu da MPB e até escola, pois a nossa intenção é exatamente que não haja construção de espécie alguma no local, queremos que seja um parque livre de construções, diferenciado, símbolo de uma luta em prol da ecologia, queremos que seja um espaço de integração do Homem com a natureza, com trilhas para caminhadas, espaço ao ar livre para ginástica, pic nic ou simplesmente para relaxar; usar as construções que já existem para criar uma área de convivência para idosos e um centro de informações sobre preservação ambiental ou de cursos sobre reutilização de alimentos.

Nossa intenção agora vai além da criação do Parque Augusta, mas unir forças. Há um novo movimento em prol de uma cidade mais humana e habitável, voltada para o indivíduo, e não só em São Paulo. Lutas por Parques, coletivos em defesa de área verde, protestos contra a verticalização desenfreada, bairros defendendo praças, reivindicações de mais ciclovias na cidade, mobilidade etc. Isso nos deixa otimistas, mas conhecemos o caminho das pedras. São dez anos de luta árdua e incansável pelo óbvio – A criação do Parque Augusta. Mas costumo dizer que mais valioso que a conquista é o percurso para alcançá-la. Este que nos enriquece como pessoas e nos traz os verdadeiros valores para criarmos uma sociedade mais digna e igualitária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário